PROCEDIMENTOS


Implantes Dentários

São parafusos de titânio que substituem a raiz do dente perdido, e dão suporte a uma prótese fixa, devolvendo a estética e a função mastigatória.

É INDICADO PARA SUBSTITUIR PERDAS DENTÁRIAS UNITÁRIAS, PARCIAIS OU TOTAIS.

Protocolo

É uma prótese fixa em 4 a 6 implantes na arcada, permitindo maior conforto e segurança ao paciente ao sorrir e comer pois a mesma não é removível.

Quando realizadas na maxila (parte superior) dispensam a parte da antiga dentadura que recobre o céu da boca.

Overdenture

É uma prótese que substitui todos os dentes perdidos e encaixa sobre os implantes, porém devem ser removidas pelo paciente, facilitando a higiene bucal.

Lentes de Contato

São fragmentos de porcelana com uma espessura ultrafina, instalados sobre os dentes naturais, após a realização de um mínimo desgaste. Indicado para quem deseja corrigir a cor, forma ou posição dos dentes. Pode ser realizada em um ou mais dentes.

Facetas de Porcelana

São lâminas de porcelana que são aderidas sobre a superfície do dente. Mais espessas que as lentes de contato, são indicadas em casos de desgastes da superfície dentária.

Prótese Total

Popularmente conhecida como chapa, é indicada quando o paciente não possui nenhum dente na arcada dentária. É uma prótese removível, indicada quando o paciente não pode ou não quer colocar implantes dentários.

Prótese Parcial Removível – PPR

É uma prótese indicada quando há a perda parcial dos dentes naturais. É removível, presa nos dentes naturais através de grampos metálicos.

Prótese Flexível

É indicada quando há a ausência de alguns dentes naturais. O diferencial dela é que não possui grampos metálicos, neste tipo de prótese os grampos são considerados estéticos, podendo ser da cor da gengiva, dos dentes ou até mesmo transparentes.

Tratamento Endodôntico
(Tratamento de Canal)

Cáries profundas, traumas dentários, dentes fraturados, etc..., podem causar a contaminação da polpa do dente, gerando dor aguda, sensação de dente pulsando, pus, edema e o aparecimento de fístulas. Este tratamento consiste na remoção da polpa e desinfeção do local, com o objetivo de preservar o dente na boca, impedindo a extração dentária do mesmo.

Extrações Dentárias

Consiste na remoção definitiva de dentes na boca. Na odontologia atual, essa deve ser a última alternativa de tratamento a ser realizada.

Extrações dos sisos ou 3. ° molares

São os últimos dentes que erupcionam em boca, porém alguns podem não erupcionar devido falta de espaço, gerando dotes e desconfortos ao paciente, sempre necessário uma avaliação para indicação de sua remoção.

Profilaxia Dentária

Também conhecida como limpeza dentária. Deve ser realizada periodicamente, o intervalo entre essas consultas depende de cada caso, normalmente a cada 6 meses. Tem como objetivos a remoção da placa bacteriana, tártaro, prevenção de doenças periodontais e outros problemas bucais que comprometem a saúde da gengiva e dos dentes, evitar o mau hálito, reduzir os riscos de cáries, e promover a manutenção da higiene bucal.

Restaurações Dentárias

É o processo que consiste na reconstrução de um dente danificado, seja por cárie, trauma ou fratura. São classificadas em diretas, realizadas quando é possível adicionar o material direto no dente, quando a estrutura danificada não é muito extensa e profunda. Ou Indiretas (Onlay, Inlay e Overlay), casos mais complexos, com perdas extensas de estruturas dentárias.

Clareamento Dentário

O clareamento dental consiste em utilizar produtos à base de peróxido de hidrogênio ou carbamida, que, quando em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores e deixando o dente mais claro. Existem dois tipos de clareamento:

O clareamento caseiro, utiliza os mesmos géis clareadores das técnicas a laser, led ou convencional, porém em concentração menor e são aplicados pelo próprio paciente através de moldeiras flexíveis e transparentes, sendo utilizadas no período da noite.

O clareamento a laser, é realizado no consultório, utilizando um gel com concentração maior, sendo necessário de uma a três sessões. A grande vantagem é que este tipo de clareamento dá resultados mais rápidos, visíveis após a primeira sessão, dependendo do grau de amarelamento dos dentes.

Tratamento Ortodôntico

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

Bruxismo

É o ato de pressionar e ranger os dentes. Para muitos, esse hábito é repetido de maneira inconsciente, durante o sono. Por esse motivo, o diagnóstico, muitas vezes, é feito tardiamente, mediante desgaste dos dentes e consequências na gengiva. Mas os prejuízos não param por aí: Problemas na articulação da mandíbula; ATM (síndrome da articulação têmporo-mandibular); Dor na face, cabeça e pescoço; Dor e zumbido no ouvido; Estalos ao abrir e fechar a boca; Quebra dos dentes; Alterações do sono.

Por isso, é tão importante incluir a visita ao dentista nos exames de rotina. Dessa forma, é possível garantir a saúde da boca e detectar possíveis sinais de bruxismo.

Outro ponto importante é que a doença não afeta apenas adultos, as crianças também sofrem.

O bruxismo não tem cura, mas pode ser controlado. Seu tratamento inclui o uso de placas interoclusais, moldadas na arcada dentária do paciente. A principal função das placas para tratamento do Bruxismo é desocluir os dentes, permitindo que o paciente tenha um relaxamento muscular maior. Elas também devem aliviar a ação de ranger os dentes, evitando também o desgaste deles. Em alguns casos, ansiolíticos e até acompanhamento terapêutico também são aliados. O uso deve ser indicado pelo seu dentista. Um paciente jamais deve optar por ter uma placa por escolha própria. As mesmas também pedem um acompanhamento odontológico, para saber como está o controle do Bruxismo.

O tempo de uso varia de paciente para paciente no caso das placas macias, que tem indicação apenas para uso temporário. Já o tratamento a Placa Miorrelaxante, é de uso permanente, (geralmente apenas para dormir) pois o Bruxismo não tem cura.